Andando firmemente e com pelo menos um ano e dois meses de idade, a criança passa a frequentar a educação infantil da Soleil, o que significa que ela conquista um espaço com diferentes desafios para explorar com seus sentidos. Correr, balançar, pular, pedalar, rastejar são algumas das várias descobertas que a criança vive quando começa a frequentar este espaço desconhecido. O conhecimento que ela constrói através de suas experiências fortalece sua relação com o meio ambiente, com a terra, as plantas, as árvores e desperta nela o interesse pelo mundo. Através da observação, imitação e interação com os outros, a criança estabelece relações entre o ambiente e as diferentes formas de vida que ali estão. Com o desenvolvimento da fala e do pensamento, as experiências e questionamentos são motivações bastante comuns entre as crianças que alimentam o desejo de saber mais. Novas palavras e linguagens, novas formas de expressão e cultura são descobertas através das suas relações com colegas e adultos da escola.
A professora de classe estimula nos alunos o conhecimento através de um espaço seguro e afetivo, onde temas ambientais, culturais, lógicos e linguísticos são compartilhados diariamente. Professores especialistas também participam do período pedagógico com atividades curriculares:
Através da linguagem das artes visuais, a criança define formas, cores e elabora conhecimento de modo autoral. Ela dialoga e traça um percurso de criação e construção individual que a transporta para diferentes universos imaginativos. A criança gosta de pintar e desenhar, pois essa linguagem a ajuda a compreender o desenrolar de suas ações e assim ela se aproxima do mundo.
É possibilitando a habilidade de ouvir, compreender e falar em inglês dentro de um ambiente rico em estímulos que se amplia a pluralidade cultural e linguística da criança. Na brincadeira, no teatro, na música e na leitura literária a criança é transportada para regiões diferentes de nosso planeta e assim aprende prazerosamente outo idioma.
É com entusiasmo e orgulho que comemoramos a parceria da Soleil com a instituição reconhecida pelo Data Folha (2015-2021) como a melhor escola de idiomas de São Paulo. Isso significa que, a partir de 2023, os alunos da Soleil dos Grupos 3, 4 e 5 terão, no período pedagógico, 5 horas semanais de ensino bilíngue de verdade e seguindo os princípios da Soleil.
Engatinhar, sugar, andar, correr, saltar, girar, rolar, pegar, jogar e saber esquivar seu corpo de um obstáculo são ações que a criança pode descobrir logo nos primeiros meses, ter boa qualidade de movimentos e ter intenção em seus gestos. As habilidades motoras desenvolvidas num contexto de jogo, de brincadeira, de segurança, no universo da cultura infantil contribuem para o desenvolvimento da confiança em si e no outro.
A música é uma importante forma de expressão humana. O contato da criança com essa linguagem se faz nas situações de convívio social, por meio de brincadeiras, de manifestações espontâneas e é expressa através de conexões de diferentes sons, do silêncio, de afetos, leituras e sensações. Criar situações que despertem a escuta, a atenção, a percepção de diferenças e semelhanças e a identificação dos sons são atividades que aproximam a criança do universo das vibrações sonoras.
As crianças que estendem o período nos Grupos 1 e 2 permanecem com seu grupo etário acompanhando os objetivos específicos para sua idade. A partir do Grupo 3, a Soleil oferece uma turma de diferentes idades para alunos que frequentam os dois períodos da escola. No período complementar, crianças de três, quatro e cinco anos se organizam juntas para brincar e desempenhar suas atividades. Acreditamos que a mistura de idades nesta fase da infância possibilita a aprendizagem com as diferenças, a troca de saberes e o desenvolvimento de habilidade sociais, emocionais e cognitivas. O cuidado e o zelo dos outros e também a possibilidade de inventar a partir da observação dos maiores são ações facilitadas nas turmas multietárias.
Nesta etapa, a participação dos pais no ambiente escolar é incentivada e também contribui para a formação social da criança. Essa participação acontece através do contato direto com os profissionais da escola, da agenda que é eletrônica, das reuniões de pais, dos atendimentos individualizados ou através de visitas em sala de aula, estreitando vínculos afetivos com as crianças. Contar uma história, brincar de pega-pega ou preparar com as crianças um bolo para o piquenique são algumas das atividades que aproximam escola e família.
A festa de aniversário é um ritual importante que procura demonstrar carinho e afetividade à criança homenageada. Um momento que deve ser bem planejado a fim de promover, em cada biografia pessoal, um significado das atitudes e valores do grupo, transmitindo solidariedade, cooperação e respeito mútuo.
Para celebrar esta data tão esperada pelos alunos, tradicionalmente todo mês a Soleil comemora o “Dia do Aniversariante”; um dia em que todas as crianças nascidas naquele mês recebem uma homenagem de todos os seus colegas. A escola é responsável pela alimentação, decoração, organização do evento e presente do aniversariante. Cada turma confecciona uma lembrança para seu amigo, que é entregue durante a comemoração. Esta medida objetiva promover as manifestações afetivas em detrimento de valores comerciais.