acesso das famílias
11 3773 5086
11 3773 5086

O que falam de nós

 

A Soleil foi amor à 1° vista! E toda a nossa sensação de estar acertando em colocar o Lucas na Soleil se confirmou ao longo de todos esses anos – Do G1 ao G5. Na Soleil ele teve a 1° infância “perfeita”. Aprendeu brincando, se sujando, andando descalço, colaborando, participando de tudo e o mais importante, sendo criança! Com certeza a Soleil vai ficar gravada para sempre nos nossos corações e memória!
Debora P. Sampaio Lapa – mãe do Lucas.

 

 

Deixar um filho no período integral na escola não é uma decisão fácil…mas para nós foi maravilhosa a escolha pela Soleil…apesar do nosso medo de deixar nosso bem mais precioso aos cuidados de pessoas ainda desconhecidas, nas primeiras semanas do berçário, logo tivemos a certeza de que nosso bebê estava sendo estimulado, acolhido e estava se divertindo muito, como deve ser nessa fase da infância. E isso estava sendo feito por mais do que ótimos profissionais, mas ótimas pessoas. E nós podíamos passar o dia trabalhando com o coração tranquilo. Sem inseguranças ou preocupações, mas leves, e seguros!
Hoje escrevo, após 5 anos do meu bebê entrar na escola, e faltando poucos dias de, já menino, finalizar esse ciclo, com o coração cheio de gratidão pela contribuição tão positiva que a escola deixa nele e em nós, pais. A união escola e família nos fez parte da escola e fez a escola parte da nossa família. Caminho sem volta, seremos sempre Soleil! Obrigada Lucia e toda a equipe! Continuem realizando esse trabalho incrível e único! Simone Barbero – mãe do  Gustavo.

A Escola Soleil era exatamente o que eu e minha esposa procurávamos.
Nossos dois filhos se desenvolvem em um espaço acolhedor pensado em cada detalhe para a criança. Eles adquirem conhecimento brincando e interagindo com professores capacitados e amorosos. Outro ponto importante é a alimentação saudável da Escola, que esta presente quando eles estão desenvolvendo seu paladar, pois irão levar essa experiência para toda a vida.
Daniel Cardoso – pai do João Luís e da Lorena.

Nossa História

Em 1999, a Escola Soleil iniciou seu trabalho educacional com o objetivo de atender crianças na fase da primeira infância. A instituição nasceu do projeto de uma família de educadoras com experiência na educação infantil e fundamental que idealizou e construiu na Vila Andrade um espaço para as crianças vivenciarem relações sociais diferentes de seu grupo familiar e explorarem um lugar com muitas sensações. Acreditando que a escola desempenha um importante papel na formação das crianças, as educadoras da Soleil criaram um ambiente para proporcionar novas descobertas a essas crianças.

Localizado em área verde, o prédio da Escola Soleil é um convite para o brincar.

 

Essa é a Lúcia Nunes, mantenedora e diretora da Soleil, formada em Administração de Empresas e Pedagogia na FE USP.

1998

Proposta pedagógica

A Escola Soleil tem como proposta promover o relacionamento interpessoal entre crianças, funcionários e família num ambiente afetivo, vivenciado através das brincadeiras que promovam a construção do conhecimento. As necessidades da criança, o entendimento dela por parte de nossas educadoras e a oferta de meios para o seu desenvolvimento são aspectos fundamentais da escola, que estrutura seu trabalho no espaço, nas relações interpessoais e no brincar.

A criança e o espaço + -

Através de aromas, cores, formas, sons, movimentos e texturas a criança é provocada nas suas primeiras experiências de conhecimento de mundo; é usando os sentidos, principalmente o visual, tátil e auditivo, que ela explora, se comunica com ele e se manifesta por meio do seu corpo. Na infância, o espaço provoca diferentes ações na criança que resultam em fonte de prazer e conhecimento e por isso ele deve ser organizado intencionalmente para ser atrativo e rico em desafios. O processo de aprender a ver, andar, ouvir e sentir os elementos do universo, explorando o ambiente da escola, favorece a comunicação da criança com o espaço e provoca nela a percepção de seu próprio corpo, a compreensão da natureza e a construção do seu conhecimento sobre o mundo.

A criança e as relações interpessoais + -

Para se manter segura e tranquila, a criança necessita ser bem acolhida. Oferecer um ambiente afetivo, harmônico, seguro e saudável é compreendido como essencial em nossa escola para que ela cresça e forme vínculos emocionais entre seus colegas, educadores e funcionários. É neste ambiente de confiança mútua, com emoções e afetos entre pessoas, que a criança se sente reconhecida e desenvolve a capacidade para cuidar de si, dos outros e zelar por seu espaço.

A identidade da criança, tão importante para a vida em sociedade, é construída por ela através da sua convivência com outras pessoas. Na Soleil, entendemos que interagindo com os outros no ambiente escolar, a criança se percebe como indivíduo, percebe o outro, o espaço que ocupa e desenvolve o sentimento de pertencimento a um grupo e a uma comunidade. Por isso, o olhar atento de nossa equipe para a criança e suas interações é fundamental para ajudá-la a fortalecer o conceito de coletividade, individualidade e autonomia.

O Brincar das crianças + -

Brincar com os bebês de esconder e achar, preparar uma sopa de flores e folhas secas ou construir castelos de areia são algumas das experiências vivenciadas na escola que contribuem para o desenvolvimento da criança. A brincadeira é uma experiência complexa que exige atenção, memória e principalmente imaginação daqueles que participam dela. Desde muito pequena, a criança brinca, explora seu corpo e se relaciona com o mundo brincando e assim elabora ideias e conceitos. Brincando, a criança investiga, interpreta, significa e compreende os objetos e sentimentos humanos e assim aprende a conhecer e a pensar. Mesmo através de uma simples brincadeira de faz-de-conta, ela se utiliza de conhecimentos sobre comportamentos e costumes sociais. Na Soleil, acreditamos que o envolvimento da criança com atividades que apresentam desafios diferentes engrandece sua capacidade de criar e perceber seus limites.

Alimentação
na escola

Na infância, inicia-se a formação dos hábitos alimentares que permanecerão ao longo da nossa vida. Nessa fase, é essencial que a criança tenha contato com diversos sabores, tocando o alimento com as mãos, colocando-o na boca, conhecendo sua textura, sentindo seu cheiro, participando da preparação de alguma receita ou indo à feira escolher frutas e legumes com a família. Essas experiências são positivas para a formação do hábito alimentar saudável, por isso, pensando na saúde dos seus alunos, a Escola Soleil fornece uma alimentação saudável e variada para o crescimento e desenvolvimento adequado deles.

A introdução alimentar, que acontece por volta dos seis meses de vida, deve ser equilibrada e inserida de forma gradual. É muito importante a transição das texturas dos alimentos para estimular a mastigação da criança.

Refeições

A escola fornece todas as refeições aos alunos conforme o período de permanência na instituição: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e sopa.

Intolerâncias

Para os alunos com intolerância e/ou alergia alimentar e crianças do Grupo 1 e Berçário são feitas adaptações no cardápio de acordo com as necessidades individuais.

Nutricionista e cozinha na escola

Os cardápios - disponíveis semanalmente aos pais - são elaborados pela nutricionista da Soleil, oferecendo às crianças uma alimentação preparada em nossa própria cozinha e adequada em quantidades de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas.

veja o cardápio da semana aqui

Atividades

Na Soleil, a educação nutricional é realizada com algumas atividades como culinária, oficina de sabores, brincadeiras com alimentos, participação dos pais na culinária e o piquenique saudável, momento que associa prazer e diversão ao consumo de alimentos, em que cada criança leva para a escola um lanche de casa a ser compartilhado com o grupo.